Como comprar concreto?

O concreto a ser utilizado na obra deve atender às especificações adotadas no projeto estrutural que leva em conta sua resistência, deformabilidade e durabilidade. Para tanto, não basta pedir à concreteira somente o “fck”, como vemos com frequência no mercado. É necessário que o concreto atenda essas três características.

A resistência é o que garante a solidez da estrutura. É dada pelo “fck” (resistência característica), normalmente expressa em megapascal.

A deformabilidade é medida pelo módulo de elasticidade. Este determina os limites que os diversos elementos estruturais podem ser deformados, especialmente significativo para se evitar flechas excessivas em vigas e lajes. Normalmente é especificado o módulo de elasticidade tangente (Eci), expresso em gigapascal.

A durabilidade é importante para garantir que o concreto mantenha suas características durante a vida útil da estrutura prevista em projeto, período em que não deve se deteriorar e manter uma boa proteção contra a corrosão das armaduras. É atendida mantendo uma proporção adequada de cimento na mistura em função do nível de agressividade ambiental do local. Pode ser controlada pela relação entre cimento e água no traço (fator água/cimento – a/c) ou por kg de cimento por metro cúbico de concreto.

Assim, ao comprar concreto deve-se informar à concreteira a sua resistência mínima, o módulo de elasticidade mínimo e o fator água/cimento máximo que devem ser atendidos. O concreto ainda deve ter um traço que atenda às exigências de execução da obra. Os tamanhos dos agregados, a consistência e adição de aditivos devem ser definidos pelo construtor e concreteira para garantir boa trabalhabilidade conforme as dimensões ou formatos dos elementos a concretar e forma de lançamento.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *